Você é médico ou paciente? Independente da sua relação com a rinoplastia, estar bem informado é essencial. Para além de saber mais sobre o procedimento, o próprio hábito da leitura pode trazer incontáveis benefícios à saúde.
Segundo Augusto Buchweitz, pesquisador Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a leitura pode atuar como um exercício que estimula o cérebro. Em entrevista ao blog da universidade, ele complementa: ler faz bem para a saúde física e mental.
LEIA TAMBÉM: Troca de aprendizados
Se o seu foco no momento é a rinoplastia, aqui estão quatro dicas de livro para que você una dois hábitos saudáveis: ler e ficar bem informado. Confira:
“Rhinoplasty: Craft and Magic”, de Rollin K. Daniel
Este livro é considerado uma referência para rinoplastia. O autor, o Dr. Rollin K. Daniel, é um cirurgião reconhecido internacionalmente e compartilha sua experiência durante a leitura – abordando aspectos técnicos e artísticos da rinoplastia. Ele oferece insights valiosos para cirurgiões e estudantes de medicina interessados nessa área.
“Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters”, de Jack P. Gunter, Rod J. Rohrich e William P. Adams Jr.
Essa publicação é uma colaboração entre três renomados cirurgiões plásticos especializados em rinoplastia. Apresenta uma abordagem detalhada e abrangente da cirurgia, com contribuições de diversos especialistas em técnicas específicas. Além disso, o livro apresenta ilustrações e fotografias que auxiliam na compreensão dos ensinamentos.
“Aesthetic Plastic Surgery of the East Asian Face”, de Hong Ryul Jin e Jung l. Park
Este livro é focado na rinoplastia e outras cirurgias plásticas estéticas relacionadas ao rosto asiático. O livro inclui estudos de caso, ilustrações e orientações práticas para cirurgiões que trabalham com pacientes de origem asiática.
“Structure Rhinoplasty”, de Dean Toriumi
Essa é uma dica especial do Doutor Cezar. A série de livros é dividida em três volumes e contempla as técnicas do Dr. Dean Toriumi, que atua há mais de trinta anos como cirurgião.