A importância do olfato na nossa saúde
por Cezar Berger
Dr. Cezar Berger
Sabe quando você sente um cheiro e lembra de um determinado momento da sua vida? Isso acontece porque nós conseguimos recordar cerca de 35% dos cheiros que já sentimos. No entanto, muitas pessoas sofrem alguns distúrbios e têm dificuldade de sentir aromas. Para isso, existe a rinoplastia que, ao contrário do que muitos pensam, não tem somente uma função estética mas, também, proporciona uma melhora funcional desse órgão tão importante.
Os desvios septais também são os maiores causadores da dificuldade em respirar. Muitos pacientes optam pela cirurgia até mesmo para curar rinite alérgica, que está relacionada à obstrução nasal, causando espirros e coriza. Quando o procedimento é realizado, esses sintomas são diminuídos, pois o contato do corneto nasal – que é o causador da alergia – com o septo nasal impede que as crises de alergias sejam desencadeadas. Além disso, muitos pacientes podem optar pela cirurgia de forma combinada com a estética.
No processo pós-operatório da rinoplastia, os pacientes relatam melhora na alergia, dizem que voltam a sentir cheiros, odores, perfumes e o aroma das plantas. Isso se explica pela melhora do quadro obstrutivo que, por consequência, restabelece o fluxo aéreo nasal.
Essa é a importância de se cuidar da saúde nasal. O olfato tem uma função muito importante na hora de distinguir os sabores dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para criar a sensação de sabor.
*Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.