Mitos e verdades sobre a rinoplastia
Lorem Ipsum - Dr. Cezar Berger - Curitiba

Mitos e verdades sobre a rinoplastia

A rinoplastia é a segunda cirurgia facial mais realizada no mundo, sendo o Brasil o local com maior número de operações desse tipo. Essa popularidade leva ao surgimento de diversos mitos e verdade sobre a rinoplastia, o que pode causar muitas dúvidas e informações falsas a respeito.

Se você deseja realizar uma rinoplastia a fim de corrigir aspectos funcionais ou estéticos do seu nariz (ou ambos!), o primeiro passo é se informar em fontes confiáveis a respeito dessa operação.

Pensando nisso, hoje separamos 9 mitos e verdades sobre a rinoplastia para trazer a verdade para vocês.

Confira:

Mitos e verdades sobre a rinoplastia

É possível deixar seu nariz exatamente como você quer

MITO. Antes da sua cirurgia, é realizada uma simulação de como você deseja que seu nariz fique e também o médico dará sua opinião para alinhar seu gosto com um resultado harmônico do mesmo. Além disso, é analisada a estrutura do seu nariz para ver se a mesma permite que as alterações desejadas sejam realizadas. O objetivo é chegar o mais próximo do seu desejo mas, mesmo com tudo isso, ainda assim seu nariz não ficará 100% da maneira planejada.

Rinoplastia estraga o nariz

MITO. Muito pelo contrário, a rinoplastia vai melhorar a aparência de partes que você deseja deixar mais harmônicas ao seu rosto e, para isso, o médico irá sustentar e estruturar melhor seu nariz, especialmente caso ele tenha pouca cartilagem. Fora isso, é possível corrigir na rinoplastia aspectos funcionais, como problemas de desvio de septo, hipertrofia dos cornetos nasais e pólipos nasais.

Seu nariz sai da cirurgia do jeito que fica para sempre

MITO. O nariz demora cerca de 12 meses para se recuperar e desinchar completamente, assumindo a forma final. Por isso, nesse tempo é normal que ele ainda esteja proeminente, com alguns ajustes finos “fora do lugar”. A maior parte já vai desinchar em até uns 6 meses, mas ele estará 100% recuperado mesmo somente após esses 12 meses.

Não vou poder me expor ao sol por pelos menos 60 dias depois da cirurgia

VERDADE. Apesar do sol ser vital para nossa existência, para quem acabou de fazer uma rinoplastia ele traz muitos perigos. É normal que depois da cirurgia você fique com alguns roxos abaixo dos olhos, então caso você se exponha ao sol, este pode manchar a pele no local onde estão esses roxos. Um outro risco é que o calor do sol pode fazer o nariz reter líquidos e inchar ainda mais, tornando o processo de recuperação ainda mais longo. O sol ainda pode causar edemas e fibroses no local.

Demora quase um ano para seu nariz ficar do jeito que você quer

VERDADE. O tempo de recuperação total do seu nariz após a rinoplastia é geralmente de 12 meses. Por isso, é necessário se planejar para o procedimento e não ter pressa e expectativas do tipo fazer a cirurgia próximo a casamentos, formaturas etc., porque o resultado demora um tempo bem maior para ficar 100% completo.

Se não gostar do resultado, você pode operar até chegar no resultado que deseja

MITO E VERDADE. Caso você não goste do resultado, poderá se submeter a uma rinoplastia secundária (ou revisional) para fazer um retoque no nariz e melhorar sua aparência, mas essa cirurgia possui uma complexidade muito maior, devido aos edemas e cartilagens fibrosas que se formarão após a primeira cirurgia, tornando-a mais delicada. Por isso, apesar de ser possível uma ou outra cirurgia secundária, não é aconselhado e talvez não seja possível que seu nariz suporte ou tenha a estrutura necessária para operar quantas vezes você desejar.

Toda rinoplastia deixa um resultado artificial

MITO. A ideia da rinoplastia é deixar seu nariz mais harmônico com seu rosto, de forma que fique um resultado natural, não forçado ou incompatível com sua identidade. Portanto, somente se você quiser, o resultado objetivado será artificial.

A rinoplastia não deixa cicatrizes

MITO E VERDADE. A verdade é que a rinoplastia não deixa cicatrizes aparentes, mas elas existem sim. Quando realizada através da técnica aberta, a incisão para realização da cirurgia será feita bem na base da columela, o que deixará uma cicatriz linear muito imperceptível e que costuma cicatrizar super bem. Quando realizada através da técnica fechada, as incisões são feitas internamente, o que deixa cicatrizes porém na parte interna, onde não há como visualizá-las.

O nariz sangra depois da cirurgia

VERDADE. Nas primeiras 48 horas após a cirurgia é comum que seu nariz sangre um pouco devido ao processo de cicatrização ou até mesmo após você realizar as lavagens nasais. Mas é um processo natural do corpo, reação da cirurgia, sem motivos para se preocupar. Para evitar o sangramento é preciso seguir a risca todas as recomendações para o pós-operatório, principalmente manter a cabeça elevada para dormir, evitar calor (seja de banho, aparelhos ou comidas), procurar espirrar pela boca e não assoar o nariz. E claro, se você notar um sangramento maior, deve procurar seu médico imediatamente.


Esses são alguns mitos e verdades importantes sobre a rinoplastia. Apesar de haver muita informação por aí, priorize sempre procurar fontes médicas e de qualidade para saber tudo sobre rinoplastia e se preparar para a sua cirurgia!