A partir de quantos anos é possível fazer uma rinoplastia?

A partir de quantos anos é possível fazer uma rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia muito buscada, motivada principalmente por fatores estéticos. Mas, dentre tantas dúvidas que surgem, uma das principais questões é: a partir de quantos anos é possível fazer uma rinoplastia?

São vários os motivos que levam alguém a querer operar seu nariz, seja porque ele é mais proeminente, ou então herdou a giba mais alta da família que forma aquele indesejado calinho ou até mesmo um trauma causado por algum acidente. Todos esses motivos, principalmente os relacionados à genética, podem despertar o desejo da mudança quando a pessoa é ainda nova.

Idade recomendada para rinoplastia

Além dos fatores motivacionais, também é preciso levar em conta a questão do desenvolvimento facial da pessoa para definir com quantos anos é possível fazer uma rinoplastia.

O desenvolvimento completo se dá por volta dos quinze anos. Nas meninas esse desenvolvimento finaliza mais cedo, porque elas têm um pico de crescimento nessa faixa etária. Enquanto nos meninos, o desenvolvimento completo ocorre entre os 16 aos 17 anos.

Por isso, é recomendado a realização da rinoplastia a partir dessa idade.

Em casos de acidentes, é possível fazer a rinoplastia com qual idade?

Uma exceção à questão da idade são os traumas causados por acidentes do nariz. Nesses casos a pessoa poderá se submeter a uma rinoplastia de emergência, independente da idade.

Essa cirurgia terá um grau de complexidade maior e poderá precisar de um retoque mais tarde, principalmente se for realizada em crianças que ainda estão se desenvolvendo.

Mas ainda sim, mesmo com a questão da idade, rinoplastia para reparo de traumas ainda são indicadas e recomendadas que sejam feitas em até 10 dias após o acidente, porque as chances de sucesso no reparo são maiores.

Rinoplastia na adolescência

Na adolescência, as características físicas geralmente costumam afetar mais a autoestima, principalmente porque na escola podem surgir comentários maldosos e apelidos quanto ao formato do nariz.

A autoestima pode ser ainda mais afetada por conta da era em que vivemos, com as redes sociais, selfies e filtros. Essas ferramentas podem levar à comparação, algo que pode ser ainda mais prejudicial à autoestima, gerando mais insegurança no adolescente.

Contudo, uma cirurgia ainda é algo muito sério. Por isso, para se submeter, é importante os pais conversarem com o filho, assim como o médico explicar o passo-a-passo para ele, os cuidados com a recuperação e o fato de ser algo definitivo.

Se ele tiver certeza de sua decisão, precisa apenas que um responsável maior de idade autorize e acompanhe-o na rinoplastia.


Independente da idade e motivo, o mais recomendado é que o paciente passe por uma avaliação médica para analisar a formação óssea e cartilaginosa do seu nariz para saber se poderá ou não ser realizada a rinoplastia e o que será possível alterar.