A cirurgia da Rinoplastia afeta a respiração no pós-operatório?

A cirurgia da Rinoplastia afeta a respiração no pós-operatório?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa alterar a aparência do nariz, promovendo maior harmonia facial e elevando a autoestima do paciente.

O objetivo da cirurgia sempre será promover mais beleza, respeitando as características de cada paciente.

Mas mesmo com todas as vantagens estéticas de uma rinoplastia bem feita, alguns pacientes possuem o receio de que a rinoplastia pode dificultar a respiração, sendo o “preço de um nariz bonito”. Felizmente, a cirurgia plástica não só contribui esteticamente, como também é possível corrigir questões funcionais do nariz, relacionadas à dificuldades respiratórias como desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e outros. Ambas correções, estéticas e funcionais, podem ser realizadas em uma cirurgia só.

As correções funcionais em conjunto com a Rinoplastia

Quando existe alterações como desvio de septo ou a hipertrofia de corneto, os pacientes costumam sofrer com problemas respiratórios além da insatisfação com as questões estéticas. Desse modo, é possível realizar a correção dessas anomalias durante a rinoplastia, resultando em uma melhora da qualidade de vida do paciente.

É possível que haja uma leve dificuldade de respiração transitória posterior a cirurgia, fazendo parte do processo de recuperação. Isso porque a rinoplastia causa um edema interno, que desaparece naturalmente ao longo das semanas. Ocorrerá também um inchaço externo do nariz, que poderá levar mais tempo para desinchar totalmente, mas que não comprometerá em nada a respiração.

Vale dizer que, dependendo do paciente, é possível que ele sinta uma melhora na respiração imediatamente após a cirurgia, especialmente nos casos de desvio de septo.


Se interessou pelo assunto? Entre em contato, enviando uma mensagem para o Dr. Cezar Berger e não deixe de agendar uma consulta de avaliação para Rinoplastia.