Rinoplastia
com correção do
Desvio de Septo
O que é o desvio de
Septo Nasal
O septo é uma cartilagem localizada na estrutura nasal, bem entre as duas narinas, como se fosse uma parede entre ambas. Ela é formada por osso, cartilagem e mucosa e, assim como qualquer parte do nosso corpo, sua estrutura pode nascer com imperfeições, a qual denomina-se desvio de septo.
Esse é o tipo mais comum de deficiência nessa parte e caracteriza-se pelo septo ser torto. Algumas pessoas que possuem casos considerados “leves” de desvio muitas vezes nem chegam a diagnosticá-lo, principalmente se o desvio não interferir na aparência externa do nariz. Já em casos mais graves de desvio é comum que ele esteja relacionado a sintomas como obstrução nasal constante, sinusite, apneia do sono e outros sintomas.
O que é possível corrigir com a Rinosseptoplastia
Na consulta de avaliação , seu cirurgião irá te questionar sobre problemas respiratórios e também verificar exames que possam diagnosticar tais problemas.
Com o diagnóstico correto, a cirurgia em conjunto de Rinoplastia + Septoplastia, a Rinosseptoplastia, poderá ser indicada para a correção tanto do aspctos estéticos do seu nariz, quanto para a correção funcional dele.
Portanto, em uma mesma cirurgia, podemos melhorar tanto a parte estética que influencia na autoestima, quanto a parte funcional, que dificulta o bem-estar do paciente por conta de uma respiração prejudicada causada pelo desvio de septo.
Para quem é indicado o procedimento
A cirurgia é indicada para quem deseja modificar aspectos estéticos do seu nariz, juntamente com a correção do desvio de septo.
Em casos leves de desvio não é necessário realizar a operação. Somente caso você tenha um desvio severo, principalmente, que cause muitos sintomas, é interessante e indicado você realizar a cirurgia para aliviar esses sintomas.
Outras correções funcionais em conjunto com a estética
- Turbinectomia: essa cirurgia é focada na redução do volume das conchas nasais, condição que gera obstrução nasal, atenuando sintomas em pacientes com rinite, sinusite ou outras inflamações nasais.
- Adenoidectomia: cirurgia de retirada dos adenoides, estrutura de defesa imunológica do corpo, mas que, em algumas pessoas crescem demais, obstruindo a passagem do ar e causando sintomas como obstrução nasal, ronco e perda olfativa.
- Correção de septo perfurado: preenchimento da estrutura do septo onde há perfurações, através do enxerto com cartilagem.
- Correções no tamanho e no perfil do nariz
- Correções na largura do dorso e diminuição da giba nasal
- Aumento ou diminuição na projeção da ponta nasal
Correção de Ponta Bífida (dupla)
Correção de Ptose de Ponta (ponta caída) - Correção da columela (tecido entre as narinas)
- Correção na largura da asa nasal e no tamanho das narinas
- Correção do Desvio de Septo Nasal
- Redução do volume das conchas nasais
- Cirurgia de retirada das adenóides
- Correção do septo perfurado
Arte, Técnica e ciência aliadas para realizar o seu sonho!
As Técnicas Cirúrgicas
A rinoplastia com correção de desvio de septo é feita em duas partes. No planejamento cirúrgico já iremos determinar qual alteração estética você irá querer fazer, conversando sobre o que será possível, qual será a técnica utilizada, onde será a incisão, quais os cuidados operatórios.
Com isso, no dia da cirurgia, primeiro será feita a correção do desvio de septo e depois a correção estética. Para corrigir o desvio, é feita uma pequena incisão por dentro do nariz, a fim de descolar a mucosa que cobre o septo. Com a retirada da mesma, será possível remover as partes desviadas e centralizar o septo. Essa parte da cirurgia não deixa cicatrizes aparentes.
A realização da segunda parte da cirurgia, a parte estética, vai depender do que será feito e do objetivo a ser alcançado na correção. Por isso, somente seu médico poderá te direcionar sobre a técnica utilizada, incisões etc.
As técnicas mais comuns são as técnicas aberta, fechada e estruturada.
Rinoplastia Aberta
Na rinoplastia realizada com a técnica aberta é realizado um microcorte na columela, cuja abertura permite a visualização completa do nariz para sua remodelação. Essa técnica permite maior precisão, por isso é utilizada em casos mais complexos.
Rinoplastia Fechada
A técnica de rinoplastia fechada é utilizada na maior parte das rinoplastias, contabilizando cerca de 80% dos procedimentos, segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. A cirurgia com essa técnica consiste na realização do procedimento apenas com incisões internas, sem abrir a columela. A vantagem é que essa técnica não deixa cicatrizes aparentes.
Rinoplastia Estruturada
Como é o pós-operatório da rinoplastia com correção de desvio de septo?
- É normal você sentir seu nariz entupido nos primeiros dias, porque ele ainda estará com as estruturas nasais internas inchadas. Mas dentro de 7 a 10 dias, isso irá melhorar.
- O inchaço é bem comum e grande parte dele irá melhorar com cerca de 1 a 2 meses, mas seu nariz estará 100% desinchado somente após cerca de 12 meses.
- É importante você realizar lavagem nasal, uso de compressa gelada e drenagem linfática nas primeiras semanas após a cirurgia, pois todos esses cuidados irão ajudar seu nariz a se recuperar mais rápido, vão evitar a formação de equimose e fibroses, além do acúmulo de secreções.
- Você deverá cuidar com a posição de dormir, sendo que a posição ideal nos primeiros dias é procurar deixar sua cabeça mais levantada com a ajuda de dois travesseiros e evitar dormir de lado ou de bruços.
Além desses cuidados principais, seu médico ainda irá te dar mais alguns direcionamentos que irão te ajudar na recuperação da rinoplastia com correção de desvio de septo.
Como você pode ver, a cirurgia é muito tranquila, demanda alguns cuidados específicos, mas os benefícios são muitos, principalmente o benefício de resolver tanto a parte estética quanto a funcional, se submetendo a apenas uma operação.
Você tem interesse em fazer uma Rinoplastia?
Este é o primeiro passo para a realização do seu sonho!
Sua Consulta Online
Para maior comodidade dos pacientes que residem em outras cidades, o Dr. Cezar Berger realiza a primeira consulta de avaliação de forma 100% online. Além disso, toda a equipe está preparada para assessorar nas questões da viagem e acomodação, incluindo sugestões de hospedagens que contam com assistência médica.